Em conversa com a nossa redação, Carlos Sousa – especialista, engenheiro mecânico, perito auto, formador master- condução defensiva – valorizou o nosso e o seu tempo esclarecendo aos mais detalhes, assuntos referentes à sinistralidade rodoviária. Esse que é um tema que a maioria o conhece, mas muito poucos o entendem tal como deviam, por assim ser, importa conferir a conversa e aproveitar para iluminar ainda mais o pensamento.
Luz do Pensamento: Embora pareça lógico e intuitivo, cada cabeça sua sentença, o Senhor como Especialista, por favor esclareça-nos melhor, sobre o que constitui e envolve a sinistralidade rodoviária ?
Carlos Sousa : Saudações aos Prezados leitores interessados,…
Tenhamos uma noção mais clara que quantificar a sinistralidade rodoviária, não deve ser somente o mencionarmos um número perigoso de vítimas mortais, eventuais feridos e avultados custos, isso são desastres !
O tema relaciona-se efectivamente com o combustível queimado, a proporção do número de veículos em circulação versus população e associados impactos !
Não deveríamos ter dúvidas, Basta que Uma Vítima perca a Vida, para que a Sinistralidade seja,.. Grave !
As disciplinas para segurança rodoviária têm de estar presentes em cada segundo, em cada volante, em cada oficina, em cada Gestor, em cada Técnico de Segurança, em cada Km, porém sobretudo em,…cada Profissional !
As despesas com o combustível continuam a ser uma parte importante nos orçamentos, elevados custos nas organizações, empresas e privados, transferindo peso e consequências agravadas sobretudo nas famílias.
Tudo isto constitui,..Sinistralidade Rodoviária !
Sinistralidade,.. envolve sofrimento, impactos, números críticos, quer referir-se a elementos concretos que espelham o quanto grave estamos em convívio nos quilômetros ?
CS : Nem sempre o que parece estar no activo preventivo, acontece,…
A mobilidade motriz e rodoviária, constitui uma ferramenta útil e facilitadora, envolvendo todas as actividades profissionais, e as do ambiente privado em lazer e alívio, obviamente um convívio abrangente cada vez mais Essencial e integrado ao desenvolvimento humano,…
O factor PERIGO é preocupante e envolve: ( conforme nos revela a OMS, Organização Mundial da Saúde )
> 1.350.000 mortes por Ano, crítico em progresso todos os anos, nas Estradas do Planeta !
> Uma Perda de Vida em mobilidade motriz e rodoviária,..em CADA 20 Segundos, acontece no mundo !!
> De 2010 a 2021, partiram mais de 16 milhões de vidas nas rodovias do Planeta,.. uma autêntica guerra humanitária, PIOR que as outras, pois ninguém nesta, tem demonstrado decidir e aplicarem-se os adequados modelos e processos para a Paz nos Km, apesar de estarem mais que definidos no ambiente profissional !
> Quem está preocupado ? Organizações e Instituições, desprezando a norma directiva ISO 39001 ?
> 82 jovens perdendo a vida em cada Hora, por utilizarem o ambiente da mobilidade rodoviária !!
> 04 Profissionais mortos em cada minuto, ao estarem em actividade no domínio motriz e rodoviário !!
> O Forte Impacto envolvendo e consumindo 10% do PIB em Moçambique !!
> De Jan a Maio de 2023 a nossa Sinistralidade Rodoviária moçambicana já absorveu acima de 400 vidas,. Deixando pelo menos cerca de 3000 Famílias sem pão, no Nosso chão ! …. números publicamente divulgados, porém, garanto serem falsos, pois Não consideram o envolvimento da cadeia de interferência activa e de valor total !
> Uma autêntica “pandemia” declarada, porém infelizmente tem sido negligenciada por,…Organizações e Profissionais !
Afirmativo, Se não estivesse negligenciado e por grave Distração Oculta, os actos preventivos e de necessidade regular, contínua, por manutenção e inovação do conhecimento, elegendo valores capazes e adequados requerendo obviamente, o recurso a Formação ao Aperfeiçoamento Profissional, em prática generalizada, estariam no terreno, pelos actores nas Organizações, facilitando os comportamentos e por conformidade !
Muito pouco na verdade,…acontece !
LP : Será que os excessivos consumos de combustível, peças, serviços, podem representar uma relação de impacto não só econômico, mas também envolvendo os acidentes e sobretudo perdas de vida ?
CS : Justifica-se desenvolvermos o conhecimento para colocarmos de parte o tanto de errado e do passado que ainda fazemos e assim evitarmos os incidentes e os gastos desnecessários.
Para reduzirmos os custos ligados à mobilidade rodoviária, o que implica simultaneamente minimizarmos os impactos a travarmos a sinistralidade, devemos ter presente, o sabermos como reduzir consumos de combustível, associando as disciplinas ao adequado uso, serviços de manutenção e logística na operações dos veículos que nos servem de transporte e entregas de tudo…para todos.
Os necessários e essenciais actos preventivos encontram-se resumidos no método e procedimentos da Condução Defensiva, como práticas de atitudes antecipadas, consciências profissionais alinhadas as disciplinas preventivas integradas nos sistemas de HSSTMA, e aplicáveis tanto dentro como fora da cabina de um veículo motorizado !
A vida pede-nos claramente para agirmos atentos à mobilidade económica, gastando menos combustível, o que implica logo, uso e manutenção adequados, teremos de imediato redução de acidentes e baixa em todos os outros vários custos ( horas de trabalho, peças, acessórios, serviços, oficina, supervisão ) associados com a rodagem de uma viatura, a tal sobre rodas e que nos facilita a vida a Todos !
LP : Na sua opinião, quais as principais causas de acidentes e contribuintes para a sinistralidade que sofremos ? Afirma-se que a sinistralidade tem sido grave porque temos estradas em condições deploráveis, concorda ?
CS : Evidentemente que as más condições das estradas contribuem de alguma maneira para afectar a condição operacional dos veículos e os custos, no entanto, também existem outros factores contribuintes e no envolvimento, como por exemplo as condições climáticas adversas, relativamente às quais não devemos colocá-las na prateleira, das principais causas dos acidentes !
Contribuinte no assunto, não necessariamente implica causador !
Assim, como principais causas para os acidentes e no Nosso chão, passo a indicar os seguintes factores:
> Erro Humano, comportamentos não conformes.
> Distracção, Não apenas pelo Condutor, consideremos o peso da Distracção Oculta, a que envolve os Actores fora da Cabina, ou seja, os serviços de manutenção e reparação, gestão, planeamento, logística, cargas e descargas.
> Negligência quanto a manutenção do Conhecimento necessário de aperfeiçoamento e inovação abrangendo os Actores envolvidos com Frotas e serviços.
> Velocidade Excessiva no uso dos veículos, desajustada ao conhecimento, envolvendo e desafiando todas as condições de risco, nomeadamente inadequada manutenção das viaturas e das estradas, ausência da distância de segurança capaz a evitar incidentes,..etc..
> Fadiga, Sono, Ressaca, e afectação das substâncias psicotrópicas, entre outras,…
Estas constituem na verdade as mais Graves Causas sustentando a Sinistralidade rodoviária !
LP : Atendendo aos sérios riscos e desafios em progresso, envolvendo todas as classes sociais, independentemente da idade, a Sinistralidade Rodoviária, infelizmente encontra-se em convívio com a sociedade e comunidades.
Como interpreta o envolvimento nos sistemas de Ensino da Educação e Desenvolvimento Humano e o que devia ser feito para melhorarmos o conhecimento básico sobre Segurança Rodoviária ?
CS : Na verdade os valores básicos e disciplinas aplicativas para a segurança rodoviária, em minha opinião e em semelhança contando com as experiências positivas de outros países, há muito que deveriam ser considerados como integrados no ensino da escolaridade geral, incluindo progressivo desenvolvimento técnico em currículos superiores, envolvendo as matérias das engenharias e diversas tecnologias.
Devemos admitir que as disciplinas para Segurança Rodoviária ultrapassam as necessidades de um Condutor Licenciado, constituem convívio de práticas, hábitos culturais, procedimentos profissionais de larga abrangência, sujeitos a críticos riscos e elevadas margens de perigo, que podem e devem neste modelo de inserção no Ensino Geral, induzindo os adequados valores preventivos, resultariam facilmente substanciais proveitos, em lugar de multiplicação de riscos e perdas.
O ensino da Condução, dedica-se em exclusivo à correspondente instrução de aprendizagem, induzindo o Código da Estrada aplicável à utilização das varias categorias dos veículos rodoviários, dimensões, capacidades, satisfazendo o suficiente uso básico aos transportes de mercadorias e ou passageiros.
LP : Para além daquilo muito pouco que está sendo realizado, que medidas adicionais acha que deveriam ser aplicadas no presente e de modo a reduzirmos esta inadmissível ceifa de vidas, prejuízos, custos, emissões agravadas, nas estradas, nas organizações e no nosso chão ?
CS : Antes demais, é importante termos em consideração que convivemos com Maus Hábitos do Passado e Vícios nos desempenhos Profissionais e Serviços dos transportes, operações de Frotas, da Gestão a Manutenção, que constantemente Perigam Volantes, Organizações, Famílias, Comunidades e toda a Mobilidade Rodoviária !
O combate a conseguirmos mudar e inovar os Comportamentos que no presente envolvem vícios e atitudes inadequadas desde o berço, aos Jovens, Profissionais experientes, incluindo as Chefias em exercício, não podem ser resolvidas, por ordens e disciplinas de repressão, nas estradas e nas actividades, mantendo-os no entanto no obscurantismo, desprezando-se os necessários e não negociáveis preparos para capacitação actual, guiados a adequadas e constantes mudanças, abraçando das tecnologias aos procedimentos e por conformidades, a bom exemplo da norma ISO 39001.
A sinistralidade rodoviária, não se resolve tão pouco, com palavras de responsabilidades apontadas ao Governo, aos Agentes da autoridade e Trânsito, ao Ensino da Condução, porque as Estradas estão mal, porque o sinal não estava onde devia, ou porque o piso estava escorregadio ou havia muito nevoeiro !
Temos Todos o compromisso de Prioridade, de assumir a responsabilidade Profissional, que nos compete de deveres e proveitos nas Organizações, manter actualizado o conhecimento de Aperfeiçoamento Capaz, envolvendo todos os Profissionais na relação com a mobilidade rodoviária a boas práticas de conformidades aos valores do trabalho, HSSMA&Q e simultaneamente satisfazermos as exigências da norma directiva de referência a gestão da segurança rodoviária, ISO 39001.
Ao efeito, capacitarmos as sensibilidades profissionais a conformidades com aquilo do essencial para reduzirmos o risco, garantirmos o apropriado uso e manutenção dos meios rolantes, aplicando-se os procedimentos adequados com o recurso capaz aos métodos da Condução Defensiva.
Este modelo, obviamente requer acima de tudo, a intensiva participação interactiva das Tecnologias e Processos de Formação, transferindo conhecimento, muita dedicação dos Técnicos de Segurança, Constatações watchdog, monitoramento, Forte interesse e empenhos da Gestão, RH, Supervisão, Coordenação, Logística e Serviços de Assistência Técnica.
Dos profissionais regularmente bem Formados, contamos obviamente com a multiplicação e transferência do conhecimento preventivo aos Familiares e Comunidades e o ciclo será imparável.
E a Vida pode ser mais fácil, menores perdas, travamos os sofrimentos, mantendo-se a rodar por conformidades,…
Carlos Sousa
eng. mecânico, Perito Auto, Formador Master – Condução Defensiva Avançada – Procedimentos de OHSEQ integrando a Segurança Rodoviária com a Mobilidade/Vida – o adequado compromisso combinado ISO 39001 e disciplinas de HSSTMAQ, com Todas as Rodas.
Carlos Carvalho Consultoria E.I.